O Poema Ensina a Cair
Perseguindo a ideia de Lawrence Ferlinghetti - "a poesia é a distância mais curta entre duas pessoas" - esperamos, através das escolhas poéticas dos nossos convidados, ficar mais perto deles e conhecê-los melhor. Usamos o verso de Luiza Neto Jorge “O Poema Ensina a Cair” para dar título a este podcast sobre os poemas da vida dos nossos convidados.
Um projecto da autoria de Raquel Marinho.
"Melhor podcast de Arte e Cultura" pelo Podes 2021 - Festival de Podcasts.
Último episódio
Eduardo Sá: "Se eu mandasse, destacava a poesia da língua portuguesa e fazia uma disciplina obrigatória de poesia ao longo de toda a formação escolar. " (09.01.2026)
Episódios anteriores
- Alexandre Quintanilha: "Na minha experiência, os que têm conhecimento mais profundo sobre os diferentes temas, normalmente são pessoas muito humildes. "
- Leituras com Pedro Mexia: "Embora haja boas razões para ter uma ideia catastrófica da história, também sabemos que a história não acontece sempre da mesma maneira."
- Madalena Sá Fernandes: "Para mim, um bom poema é um poema que me inquieta, que não percebo totalmente e quero perceber, que me desconcerta, que me perturba."
- Pedro Abrunhosa: "Muitas vezes, a poesia serve de espoleta para a minha própria escrita."
- Fernanda Fragateiro: Eu acho que a poesia é a flexibilidade máxima. Não tem fim. A poesia é uma linha. Ler um poema é como pegares numa linha que não tem fim."
- Leituras com Pedro Mexia: "O Sena tinha ao mesmo tempo uma noção muito elevada do seu valor literário e uma grande amargura pelo pouco reconhecimento que tinha. "
- Anabela Mota Ribeiro: "Eu acho que escrevo tanto com o cinema ou com as artes plásticas como escrevo com a literatura."
- Cristina Branco: "Provavelmente, o meu primeiro grande crush literário foi o David Mourão-Ferreira."
- Leituras com Pedro Mexia: "E o final não é esperançoso, mas não é o que nós estávamos à espera. É um final absolutamente colossal."
- Catarina Nunes de Almeida: Quando tenho esse tempo e esse silencio é quando as coisas acontecem para a escrita."
- Maria Castello Branco
- Rui Lage: "Eu creio que todos os poetas, mesmo que não o confessem, têm alguma vontade ou gostavam de conseguir eternizar as pessoas de quem mais gostam, as pessoas que amam. "
- Ana Cláudia Santos: "Eu tenho cadernos ou lápis em todas as zonas da casa. Acho que perdi tanto tempo a não escrever que agora gostava muito de tentar aproveitar o tempo perdido."
- Leituras com Pedro Mexia: "O Rimbaud pedia tudo à poesia, tinha uma concepção absoluta da poesia. E, portanto, ele queria mesmo uma coisa nunca vista. "
- Poemas para o Verão: Cláudia R. Sampaio
- Poemas para o Verão: Susana Moreira Marques lê Konstantínos Kaváfis
- Poemas para o Verão: Fabricio Corsaletti
- Poemas para o Verão: Ricardo Ribeiro lê Raul de Carvalho
- Poemas para o Verão: Rita Taborda Duarte lê Sylvia Plath
- Poemas para o Verão: Ivo Canelas diz Leonard Cohen
Outros podcasts
-
TSF - Negócios em Português - Podcast
-
Matar o Papa
-
Disney For Scores
-
Adam Beyer presents Drumcode
-
RFM - Código X - podcast
-
1983: Portugal à Queima-Roupa
-
What's The Juice?
-
Renascença - Alerta Estupidez
-
Eldorado Expresso
-
isso não se diz
-
Pérolas a Porcos
-
This Is TASTE
-
The Broski Report with Brittany Broski
-
Wine for Normal People
-
Bate Pé
-
Bedrock Wine Conversations
-
Voicenotes with Jordan Theresa
-
Begin Again with Davina McCall
