O Animal Que Ri
Carlos Vidal é médico e humorista e, em ambas as artes, existe uma gestão da emoção e uma oscilação entre o riso e o choro, a felicidade e a desgraça. Neste podcast semanal, vamos pensar o humor através das histórias que cada convidado nos trouxer. A ideia é falar, pensar, aprofundar, estudar e debater o riso e, se tudo correr bem... não chegar a conclusão nenhuma. Todos os domingos um novo episódio.
Último episódio
João Décio Ferreira: “O género é a manifestação do sexo do cérebro. Como não o podemos mudar, alteramos o sexo do corpo, para estarem em perfeita sintonia” (27.04.2025)
Episódios anteriores
- "O sorriso tornou-se a minha arma. Como não consigo bater numa pessoa que esteja chateada comigo, rio-me da situação”
- Sérgio Melo: “Pode haver riso e boa disposição na guerra, ali somos todos iguais, todos parceiros. Quando um está triste ou feliz, estamos todos”
- Pedro Paixão: “Tenho uma dívida de gratidão às mulheres, elas salvam-me. Já teria morrido, com certeza. Uma paisagem sem mulheres é assustadora”
- Ticas Graciosa: “Só me apercebi de que estava no início de uma depressão quando alguém me disse que já não ria. Fiz todo um caminho, precisava de ajuda”
- Sara Norte: “A felicidade que a droga traz é falsa, utópica. Até podes ter 5 segundos ou uma noite de euforia, mas no dia a seguir vai estar tudo pior. Não há nada melhor que um riso sóbrio”
- Mafalda Ribeiro: “Passei a dizer que a minha palavra preferida é 'mesa'. Não por aquilo que eu como, mas porque à mesa somos todos do mesmo tamanho”
- Jorge Braz: “Todos os grandes treinadores e líderes têm um sentido de humor muito grande, conseguem aliviar momentos de tensão”
- Padre José Miguel Cardoso: “O Papa Francisco tem muitas anedotas, que conta até contra si próprio e os jesuítas. É a beleza do humor, se ris de ti é porque te aceitas”
- Alexandre Brito e Maria Nobre: “Quando há um deslize como nós tivemos com o ataque de riso, o jornalista começa a fazer parte da história e não é suposto”
- António Zambujo: “Mais vale cair em graça do que ser engraçado. O humor cai bem quando não tens a pretensão de o fazer. É isso que faz rir”
- Sheik David Munir: “Sorrir faz parte da tradição do profeta. Se eu percebo os versículos que estou a recitar na oração, há versículos que me fazem sorrir, refletir e comover”
- Paula Bochecha Lebre: "No meu caso, a saudade é o riso. Quem conheceu a minha filha, ao lembrar-se dela, é impossível não soltar um sorriso"
- Pedro Cabrita Reis: “O verdadeiro riso é comparável, no território do amor, à importância do toque, do orgasmo e da ternura que vem a seguir”
- Joana Cruz: “No velório do meu pai tive vontade de rir ao imaginá-lo ali a ver toda a gente. Não há problema em rir, a celebração da vida é isso”
- Samuel Úria: “Há uma solenidade maior na dor, na união que o choro nos traz, mas uma apetência maior pelo riso que nos une”
- Ivo Canelas: “É importante não rir na igreja, porque há uma descontração libertadora no riso, uma abertura de pensar e sentir, que não é pretendida”
- José Gameiro: “Nunca penso como terapeuta em casa, dá cabo do casal. Costumo dizer a brincar que em casa sou uma besta como os outros”
- Maria do Céu Santo: “O sorriso é fundamental para a seleção do parceiro. Há mulheres que se riem de coisas sem graça nenhuma que os maridos contam para não os irritar”
- Eduardo Sá: “O riso é uma espécie de grito de vitória contra as nossas limitações, é um ato de coragem, quase como desafiar a vida”
- Trailer: O Animal Que Ri
Outros podcasts
-
Home Cooking
-
TSF - A Paixão do Povo - História do Futebol em Portugal - Podcast
-
Tronic Radio
-
Temos de ter uma conversa
-
The OSCARS: What Were They Thinking?!
-
Miss Honey: Slow English Podcast
-
Birras de Mãe
-
Vamos Viajar na Maionese
-
Kicking Back with The Cardiffians
-
Grande Entrevista
-
Falando de História
-
VinePair Podcast
-
Portugalex
-
Prazeres Interrompidos
-
mas não sei bem
-
Vamos Todos Morrer
-
Pilha de Livros
-
Table Manners with Jessie and Lennie Ware
