Liga dos Inovadores
Liga dos Inovadores mostra o que de mais criativo e distintivo está a ser feito nas empresas em Portugal. A dupla de jornalistas Elisabete Miranda e Pedro Lima explora bons exemplos de inovação, que conquistaram mercado e, passo a passo, contribuem para a transformação económica do nosso país.
Um podcast que conta com a colaboração técnica do antigo ministro da Economia António Costa Silva, a professora Isabel Rocha e o economista Ricardo Paes Mamede. Com o apoio da NOS.
Último episódio
“Ser CEO de uma empresa que se criou é uma experiência bastante dolorosa. É algo que se faz por amor a um problema” (17.12.2025)
Episódios anteriores
- “Na meritocracia os trabalhadores competem e atropelam-se uns aos outros: temos de investir em mais cooperação”
- Betão não é só cimento com água, areia e brita: “Pode aquecer o ambiente, carregar um automóvel, medir a tensão arterial, avisar um médico”
- Roupa que retarda o envelhecimento da pele? “Já há e haverá muito mais. As substâncias ativas que existem nos cremes podem ser passadas para os têxteis”
- “Percebemos na Web Summit que não éramos uma startup normal: somos mais uma empresa rinoceronte, tivemos lucro desde o primeiro ano”
- “A Coreia do Sul era muito pobre e apostou em seis empresas que mudaram o país: em Portugal tentamos agradar a todos e depois não temos dinheiro”
- A temperatura no trabalho incomoda-o? Não está sozinho: “Mais de 90% das queixas nos edifícios estão relacionadas com o ar condicionado”
- “A China primeiro quis deixar de ser pobre, depois dependente, depois quis ser rica e agora quer ser poderosa. À Europa falta motivação”
- “Venho do zero, no dia em que criei a empresa não tinha dinheiro para pagar o almoço à minha namorada”: como cresceram os sapateiros da AMF
- Vem aí a marmita do futuro: sensores vão alertar para qualidade da comida e avisar quando for hora de trocar o recipiente
- “Os soldados são quase ciborgues, estão cheios de informações”: campos de batalha têm cada vez mais tecnologia
- “Queremos recompensar bons comportamentos energéticos: em Évora, quem usar uma trotineta elétrica, vai ganhar um token”
- “O mármore português é translúcido e cristalino, é único no mundo”: como a LSI colocou a pedra portuguesa em Nova Iorque
- Conceber o interior de um avião 100% elétrico criado de raiz: o desafio que deu o ‘Óscar do interior de aviões’ à Almadesign
- “Daqui, só podemos expandir-nos para o mar ou para o espaço”: novo foguetão europeu tem a altura de um prédio de 20 andares e dedo português
- “Uma boa rolha faz com que um grande vinho seja ainda melhor”: as inovações da Corticeira Amorim
- Os mais ouvidos de 2025 (IV). Morcegos, abelhas, minhocas, aves de rapina são aliados da vinha e do vinho: “Já não podemos olhar para uma quinta como um chão de fábrica”
- Os mais ouvidos de 2025 (III). “Até à minha reforma vamos ultrapassar os italianos em marcas de têxtil. Eles estão em decadência e nós em crescimento”
- Os mais ouvidos de 2025 (II). “Portugal tem uma invenção que transformou a nossa vida: o multibanco. Na Holanda tinha de procurar o meu banco para levantar dinheiro”
- Os mais ouvidos de 2025. “É tudo olival, olival, amendoal, amendoal, painel solar, painel solar: temos dificuldade em encontrar terrenos”: os desafios da Fertiprado
- João Lopes: “Não há motivo para a Bloq.it não se transformar na maior empresa de Portugal. Queremos construir um espírito de meritocracia, não pomos paninhos quentes”
Outros podcasts
-
Telejornal - Comentário Domingo
-
Momentos de Glória
-
Dissect
-
Sempre em Pé
-
Sic Mundus
-
The Watch
-
The Mel Robbins Podcast
-
Histórias para ouvir
-
Memória Futura
-
Eu Digo e Pronto!
-
Contra-Corrente
-
The Joe Budden Podcast
-
6 Minute English
-
Portugal em Direto
-
Cozinhar com o coração
-
The Rest Is History
-
Renascença - Seja o que Deus Quiser
-
Senta Que Lá Vem Spoiler!
